Comunico a todos que este blog não tem nenhuma motivação política e seu principal objetivo não é criticar nossos políticos, mas sim relatar os problemas do nosso bairro através de denúncias e reivindicações para conscientizar tanto os governantes por melhorias quanto os moradores locais pela conservação.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Fazenda Colubandê pode voltar a funcionar


Desativada desde 2012, a Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, pode voltar a funcionar. A Comissão de Organização do Projeto Ocupação Fazenda Colubandê pediu a autorização do Governo Estadual para voltar a ocupar o espaço. A Comissão enviou o projeto para a Secretaria de Cultura do Estado objetivando o financiamento para a realização de ações artísticas culturais. Três empresas, entre elas, a Ampla, Casa & Vídeo e as Lojas Leader estão sendo consultadas a financiar o projeto. O trâmite deve ser finalizado até a próxima quarta-feira.
De acordo com a comissão, além da autorização do Governo Federal para ocupar o espaço, eles necessitam, no momento, da regulamentação do fornecimento de água e energia elétrica, medidas de segurança e guarda do patrimônio.
O projeto está em avaliação na Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro (SEC). As empresas habilitadas pela SEC ficam autorizadas a financiar projetos culturais a partir da dedução do imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
A comissão ressaltou que uma das propostas é a oferta de uma agenda cultural na cidade e nas regiões do entorno (Niterói, Itaboraí, Tanguá e Maricá). O projeto inclui ainda oficinas artísticas e ações de educação para o patrimônio cultural, exibição de filmes, dança e música, rodas de leitura, encontros literários, entre outros.
História – A Fazenda Colubandê é uma residência rural do século XVIII, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) que abriga uma capela e uma casa grande construída no século XVII e XVIII. Atualmente está sem qualquer funcionamento desde a saída do Batalhão Florestal em julho de 2012.
Fonte: O Fluminense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário