Comunico a todos que este blog não tem nenhuma motivação política e seu principal objetivo não é criticar nossos políticos, mas sim relatar os problemas do nosso bairro através de denúncias e reivindicações para conscientizar tanto os governantes por melhorias quanto os moradores locais pela conservação.

quarta-feira, 29 de maio de 2013




Fazenda Colubandê no meio de um impasse



A Fazenda Colubandê, residência rural do século XVIII, tombada desde 1940, em São Gonçalo, está envolvida em um conflito de interesse triplo. Em um dos lados, o Ministério Público Federal (MPF), que determinou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentasse em 120 dias um projeto para a recuperação da fazenda, com a intenção de preservá-la e abri-la à visitação. De outro, a Vigilância Sanitária do Município e alguns vereadores, interessados na implantação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no local. Eles inclusive farão uma reunião, na próxima segunda-feira, para discutir a instalação. Na terceira vertente, um outro grupo da administração pública municipal, tenta implementar um Centro de Esportes e Lazer, causando um impasse na prefeitura, conforme informação de um funcionário que não quis se identificar.
Na ação movida pelo procurador da República Lauro Coelho Junior, o MPF pede que projeto das obras de recuperação do imóvel contemplem as instalações elétricas e hidrossanitárias, adequando-as às normas técnicas, e que seja implantado um sistema de detecção e combate à incêndio. O local é de responsabilidade da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Segundo informação da assessoria de imprensa da PMERJ, o projeto está em processo de licitação, mas envolve sigilo.
A Vigilância Sanitária justifica o interesse da instalação de um CCZ em São Gonçalo, por esta ser a segunda maior cidade em população do estado e não ter um espaço para abrigar e destinar animais doentes.
Texto: Fernanda Moreno
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário