Comunico a todos que este blog não tem nenhuma motivação política e seu principal objetivo não é criticar nossos políticos, mas sim relatar os problemas do nosso bairro através de denúncias e reivindicações para conscientizar tanto os governantes por melhorias quanto os moradores locais pela conservação.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ceasa-RJ inaugura Banco de Alimentos no Mercado de Colubandê

A Ceasa-RJ inaugurou na manhã desta quarta-feira, 29, no Mercado de Colubandê, em São Gonçalo, a segunda unidade do Banco de Alimentos, programa contra o desperdício e combate à fome implantado em 2011 no Mercado de Irajá, no Rio. Atuando como uma central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos sem condições ideais de comercialização, mas adequados ao consumo, o Banco de Alimentos beneficia mais de 20 mil pessoas em todo o estado, em um cenário de 120 instituições e nove comunidades pacificadas.
A começar nesta quarta-feira (29/01) com a inauguração da unidade do Banco de Alimentos no Mercado de Colubandê, em São Gonçalo, que recolhe hoje em dia cerca de 500 quilos/dia, assistindo a 41 instituições já cadastradas no município e na cidade vizinha de Niterói.

Em breve, o Banco de Alimentos de Colubandê será ampliado e ganhará modernas instalações e equipamentos. E o programa será também implantado nas quatro unidades que a Ceasa mantém no interior: Nova Friburgo, na Região Serrana; Paty do Alferes, no Médio-Paraíba; São José de Ubá, no Norte Fluminense; e Itaocara, no Noroeste.

Com a expansão, o presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão, estima que mais instituições sejam atendidas pelo programa, que atua como uma central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos sem condições ideais de comercialização, mas adequados para o consumo.



- A nova unidade de São Gonçalo vai permitir um contato mais próximo com as instituições atendidas, que assim terão mais facilidade de acesso para recolher os alimentos – disse Leonardo Brandão.

Com o banco, serão contemplados pelo programa mais 17 municípios: Guapimirim, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro d'Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação de Búzios, Macaé e Rio das Ostras.

A expansão

Para expandir o projeto, a Ceasa-RJ foi contemplada, em 2013, com um edital do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), que garante recursos para a implantação dos postos de atendimento. Outro edital, também do MDS, delega à Ceasa a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), que consiste na compra da produção da agricultura familiar em todo o estado para ser repassada a instituições cadastradas.

Colubandê

O Mercado de Colubandê fica na Rua Capitão Juvenal Figueiredo, 1.046 (paralelo à RJ-104), e o Banco de Alimentos funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h.



Cadastro

As instituições interessadas em se cadastrar devem encaminhar ofício à Presidência da Ceasa-RJ com cópia do CNPJ; Ata de criação da Instituição com os dirigentes; relatório das atividades desenvolvidas com público beneficiado, número de assistidos e faixa etária; comprovante de endereço; RG e CPF do presidente e outro responsável pela Instituição; Alvará de funcionamento; e certificado de inscrição em Conselho de Direito (Conselho Municipal, Estadual ou Nacional de Assistência Social, Criança e Adolescente, Idoso ou outro condizente com a atividade). Mais informações pelo telefone 2333-8228.


Nenhum comentário:

Postar um comentário